Meditação da Lótus de Mil Pétalas

Essa meditação é excelente  para quem tem muitos pensamentos com eu. Como me era praticamente impossível ficar muito tempo com a mente vazia comecei a usar mantras e depois comecei a contemplar palavras do cotidiano como um passatempo: colher, fronha, panela, livro…  simplesmente parava e me divertindo sentindo tanto a palavra central quando as que surgiam correlatas a ela. Essa é a meditação do lótus das mil pétalas.

A base desta meditação é a ideia de que o Lótus de Mil Pétalas simboliza todas as coisas e tudo está conectado a ele. O centro do lótus é uma idéia, uma palavra, um objeto ou outra coisa que você escolher. Cada pétala simboliza a conexão de outras idéias com a ideia central.”

Assim, o objetivo é se focar em uma palavra central como “harmonia” e permitir que as palavras correlatas a ela surjam. Contemple as palavras que surgirem à mente e volte ao centro do lótus. No começo eu tendia muito a analisar as relações que fazia entre as palavras, o que é uma prática muito legal no processo de auto-conhecimento, mas acaba atrapalhando a pratica meditativa já que o objetivo é deixar de lado a mente racional durante a meditação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *